Primeiro atleta americano abertamente gay a disputar uma Olimpíada de Inverno, após esnobar vice de Trump, ganha medalha

Medalha de Bronze e bem humorado, patinador vence o preconceito e diz: "é importante se assumir. Os próximos atletas que vierem não terão esse peso todo em suas costas. Serão chamados apenas de olímpicos e não de gays olímpicos"

O patinador Adam Rippon, gay assumido, se recusou a participar de um encontro com o vice-presidente americano Mike Pence no dia 02. Pence tinha sido escolhido para ser o chefe da delegação do país na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno. O atleta já havia recusado um meeting com o vice em 17 de janeiro.

Adam Rippon (Photo by Chris Graythen
Adam Rippon (Photo by Chris Graythen)

O fato do político ter criado um programa de terapia de cura gay foi um dos principais motivos para  o patinador evitar os encontros. Pence comunicou via assessoria de imprensa que é falsa a informação do atleta ter recusado seus convites: “O vice-presidente está orgulhoso de liderar a delegação olímpica americana e apoiar atletas incríveis. Esta acusação é totalmente falsa e não tem fundamento. Apesar deste mal-entendido, o vice-presidente estará, com muito entusiasmo, apoiando os atletas americanos em Pyeongchang.”

Defendendo os EUA, Adam disputou a final por equipes do programa livre e conquistou a medalha de bronze e voltará para casa com muito mais do que um título esportivo. Os  EUA abraçaram o primeiro atleta americano e abertamente gay a disputar uma Olimpíada, fazendo disso uma plataforma para que os próximos não passem pelo mesmo preconceito que ele.

A performance de Adam foi transmitida ao vivo para todos os Estados Unidos e inúmeros personalidades se manisfestaram, entre elas e ex-primeira dama e ex-secretária de Estado, Hilary Clinton, e da atriz Reese Whiterspoon.

Em entrevista para NBC, brincou que queria ganhar a medalha para fazer Reese orgulhosa:

Em outra entrevista, disse brincando que gostaria de dedicar a medalha para a mãe e para @RWitherspoon, pois ela tem muitos seguidores no Instagram:

É claro que a atriz se manifestou: “Você é meu herói!”

VEJA TAMBÉM: 10 atletas das Olimpíadas de inverno mostram o que há por baixo do uniforme

Com informações de USA Today e Globo Esporte.

Anúncios