Após censura no RS, exposição ‘Queermuseu’ será exibida no Rio de Janeiro

O Museu de Arte do Rio (MAR) fechou, nesta sexta-feira (22), com o curador Gaudêncio Fideles a ida da exposição Queermuseu para o Rio de Janeiro

O Museu de Arte do Rio (MAR) fechou, nesta sexta-feira (22), com o curador Gaudêncio Fideles a ida da exposição Queermuseu – Cartografias da diferença na arte da brasileira para o museu da Praça Mauá, no Rio de Janeiro.

Queermuseu" em Porto Alegre (foto: O Globo)
Entrada da mostra “Queermuseu” em Porto Alegre (foto: O Globo)

A data ainda não foi marcada. A exposição é a mesma que causou polêmica ao ser exibida pelo Santander Cultural, em Porto Alegre, e que reúne mais de 270 obras com temática LGBT que percorrem o período histórico de meados do século XX até os dias de hoje, explorando a diversidade de expressão de gênero e a diferença na arte e na cultura.

A mostra foi cancelada na capital gaúcha após críticos a acusarem de “promover pedofilia e zoofilia”. A exposição foi aberta na metade de agosto, com entrada franca, e seguiria até 8 de outubro em Porto Alegre. O fim da mostra gerou protestos por parte de movimentos artísticos e sociais, que denunciaram o fechamento como censura.

Com informações da agência O Globo – Jornal do Comércio 

Anúncios